Aguarde, processando...

Prefeitura Municipal de Barro Alto-BA

Histórico Municipal

Município criado, com território desmembrado do Município de Canarana, anteriormente sede em Bruacas e posteriormente Campo de São João, e dado o nome de Barro Alto pela Lei Estadual nº 4.439, de 9 de maio de 1985, sendo instalada em 10 de maio de 1985.

O Município de Barro Alto possui uma área aproximada de 417 km2, e uma população de 13.612  habitantes (Censo 2010 - IBGE). Está situado a cerca de 500km da capital estadual Salvador.

É um dos municípios mais novos do Estado da Bahia, primeiro pertenceu a Morro do Chapéu, depois a Canarana. O município, possui, além da Sede, os distritos de Gameleira e Lagoa Funda e 63 pequenos povoados. No ano de 1860, surgiu a comunidade quando um homem chamado Romão Gramacho descobriu um rio ao qual deu-se o nome de Rio Jacaré, apoderando-se dessas terras, que mais tarde vendeu.

Mas, sua história com povoação inicia-se mesmo em 1899. Quando apareceram os primeiros moradores e deram a este lugar o nome de Campo de São João, devido a algumas queimadas em que só restaram poucos pés de São João. 12 anos mais tarde o nome fora mudado para Bruacas pelo fato de encontrarem a beira do rio uma determinada quantidade de bruacas. Em 1907, em visita a Bruacas, o Padre Tolentino, celebrante da primeira missa no povoado, achou aquele nome muito estranho, e propôs a mudança do nome para Barro Alto. Naquele dia, escolheu-se também o nome do padroeiro, que até hoje é o Sagrado Coração de Jesus, cuja data comemora-se 9 dias após o feriado de Corpus Christi.

Em 1956, um dos políticos ligados ao saudoso Deputado Manoel Novais, o Senhor Edson Gunes de Andrade comprou as terras onde era o roçado de Francisco Cassiano Figueiredo, apelidado por Chico Pisou e neste ínterim foi loteado o terreno que deu origem a uma das mais belas praças de Barro Alto, transferindo a feira livre e o comércio local para essa nova praça: hoje denominada Praça Dr. Manoel Novais.

Em 09 de maio de 1985, Barro Alto foi emancipado politicamente, tornando um território desmembrado do Município de Canarana, graças ao Deputado Edivaldo Santos Lopes, ao líder político Edson Gunes de Andrade e ao Prefeito da cidade de Canarana na época o saudoso Videval Seixas Dourado, pela Lei Estadual n° 4.439 de 9 de maio de 1985, e publicada no Diário Oficial do Estado em 10 de maio do corrente ano. Tendo como seu primeiro Prefeito o atual secretário de Meio Ambiente o Srº Wanderley Osório Seixas Dourado e como Vice-Prefeito o Srº Gerson Martins dos Anjos. A partir dessa época a cidade vem em um crescimento constante, nos últimos anos a cidade vem sendo destaque entre os municípios baianos com aquisição de várias obras para o município além de novos maquinários tais como: Retroescavadeira, Unidade Móvel Odontológica, SAMU, 5 novos ônibus escolares, ambulâncias, motoniveladora (Patrol), dentre vários outros.

TURISMO

Os visitantes que todos os anos chegam a Barro Alto, a cidade oferece um interessante leque de opções de diversão e entretenimento. Novas Alternativas estão surgindo para o turismo em toda a região, aproveitando para isso o grande potencial natural existente. O clima ameno é um convite ao deleite todo o ano. No outono e inverno os dias são mais luminosos, propícios a belas fotografias do Paradão dos Tapuias e do Rio Vereda Romão Gramacho, da Toca da Onça em Lagoa do Boi, Morro D'água, Gruta do Sumidouro, Pedra Furada e Pedra Pintada com grande número de Pinturas Rupestres milenares na Sede do Município.

ECONOMIA

Com economia de pequeno porte e economicamente agrícola, Barro Alto é destaque na produção de milho, feijão, mandioca e mamona. Na pecuária são mais representativos os rebanhos bovinos e suínos. Segundo dados do SEI/IBGE, o PIB médio do Município é de R$ 29,703 milhões, sendo 49,91% para agropecuária, 6,61% para indústria e 52,48% para serviços.

 

DADOS POLITICOS

# 1° MANDATO – 1986 À 1988 

Prefeito: Wanderley Osório Seixas Dourado 

Vice-Prefeito: Gerson Martins dos Anjos

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Reinaldo Rodrigues de Oliveira 

Vice-Presidente: Acelina Novaes dos Santos 

1° Secretário: Gilneto Nery Barbosa 

2° Secretário: Antenor Joaquim de Oliveira 

VereadoresEdson Gunes de Andrade, Eduardo Martins dos Anjos, Euvaldo de Souza Barros, Jailton Cirino Neto, José Marinho Pedreira Sobrinho, José Messias Monzine e Celson Marinho dos Santos.

 

# 2° MANDATO – 1989 À 1992

Prefeito: Terencio Cirino Neto

Vice-Prefeito: Miguel Marques Santos

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Antonio Osório Alves Dourado

Vice-Presidente: Euvaldo de Souza Barros

1° Secretário: Jailton Cirino Neto

2° Secretário: Eduardo Martins dos Anjos

VereadoresAlancardeck Oliveira Andrade, Waldevir Bispo de Araujo, Celson Marinho dos Santos, Dijalma Alves de Souza e José Martins dos Anjos.

 

# 3° MANDATO – 1993 À 1996

Prefeito: Wanderley Osório Seixas Dourado

Vice-Prefeito: Dijalma Alves de Souza

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Alancardeck Oliveira Andrade

Vice-Presidente: Natalice Gunes Barreto

1° Secretário: Jackson Barbosa da Silva

2° Secretário: Manoel Messias Malaquias dos Anjos

VereadoresAbenildo Rodrigues Fernandes, Avelino de Souza Neto, Laerte Oliveira Barbosa, Manoel Francisco Nunes e Waldevir Bispo de Araujo.

  

# 4° MANDATO – 1997 À 2000

Prefeito: Dijalma Alves de Souza

Vice-Prefeito: Alancardeck Oliveira Andrade

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Manoel Francisco Nunes

Vice-Presidente: Abenildo Rodrigues Fernandes

1° Secretário: José Sebastião de Souza

2° Secretário: Waldevir Bispo de Araujo

VereadoresAvelino de Souza Neto, Eduardo Martins dos Anjos, Euvaldo de Souza Barros, Lourizélio Damasceno Cruz e Milton Damasceno Cirino.

 

# 5° MANDATO – 2001 À 2004

Prefeito: José Sebastião de Souza

Vice-Prefeito: Orlando Amorim Santos

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Waldevir Bispo de Araujo

Vice-Presidente: Paulo Miranda de Souza

1° Secretário: Francisco Souza Santos

2° Secretário: Denílson Alves Teixeira

VereadoresAvelino de Souza Neto, Lourizelio Damasceno Cruz, Milton Damasceno Cirino, Alailson Moreira de Oliveira e Laerte Oliveira Barbosa.

 

# 6° MANDATO – 2005 À 2008

Prefeito: Orlando Amorim Santos

Vice-Prefeito: Manoel Francisco Nunes

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Paulo Miranda de Souza

Vice-Presidente: Denílson Alves Teixeira

1° Secretário: Alailson Moreira de Oliveira

2° Secretário: Manoel Messias Silvino

VereadoresAlencar de Oliveira Andrade, Jarivaldo Jose de Souza, Avelino de Souza Neto, Jubelino Alves da Silva e Waldevir Bispo de Araujo.

 

# 7° MANDATO – 2009 À 2012

Prefeito: Orlando Amorim Santos

Vice-Prefeito: Paulo Miranda de Souza

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Manoel Francisco Nunes

Vice-Presidente: Manoel Messias Silvino

1° Secretário: Alencar de Oliveira Andrade

2° Secretário:  Evilazio Joaquim de Oliveira

VereadoresAlmi Lourenço dos Santos, Denílson Alves Teixeira, Mauricio Fernandes da Silva, Flezio de Souza Santos e Nilson Santos Damascena.

 

# 8° MANDATO – 2013 À 2016

Prefeito: Paulo Miranda de Sousa

Vice-Prefeito: Alailson Moreira de Oliveira

 

#Câmara de Vereadores

Presidente: Almi Lourenço dos Santos

Vice-Presidente: Carlos Luciano Novais de Sousa

1° Secretário: Manoel Messias Silvino

2° Secretário:  Crisdialdo Tito da Silva

Vereadores: Denílson Alves Teixeira, Evilazio Joaquim de Oliveira, Mauricio Fernandes da Silva, Lourizelio Damasceno Cruz e Vagnei Olimpio de Sousa.

 

# 9° MANDATO – 2017 À 2020

Prefeito: Orlando Amorim Santos

Vice-Prefeito: Manoel Messias Silvino

 #Câmara de Vereadores

Presidente:  Crisdialdo Tito da Silva

Vice-Presidente: Vagnei Olímpio de Sousa

1° Secretário: Maurício Fernandes da Silva

2° Secretário:  Alan Miranda Nunes

Vereadores:  Avelino de Souza Neto, Carlos Luciano Novais de Sousa, Evilazio Joaquim de Oliveira, Izabel Bispo Silvino e Lourizelio Damasceno Cruz.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.

Sim, eu aceito.